Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos
- http://www.fresadorasantana.com.br/engrenagem-cili
- 7 de out. de 2016
- 2 min de leitura
O tipo mais tradicional é utilizado em sistemas que envolvem movimentação através de engrenagens é a engrenagem cilíndrica com dentes Retos. Normalmente quando se fala em engrenagens, logo se pensa na transmissão como um todo, que funciona com duas ou mais engrenagens.
A regra que rege o funcionamento de uma transmissão baseada em engrenagens, é que um objeto vai efetuar força sobre o outro, fazendo com que os dois se movimentem causando determinado torque. Mais comumente utilizada em motores, a Engrenagem Cilíndrica com dentes Retos pode exercer funções essenciais em conjuntos de motores que precisam de seu resultado em conjunto para manter a velocidade e rotação para melhor desempenho.
Na fabricação de engrenagens, deve ser considerada cada medida implantada, pois seu funcionamento correto dependerá de um encaixe perfeito com outra Engrenagem Cilíndrica com dentes Retos. Se qualquer das medidas tornarem o encaixe mais lento ou fazer com que um dos dentes não forme um encaixe perfeito, a engrenagem pode parar causando danos ao sistema de transmissão por completo.
Uma transmissão que utiliza engrenagens, geralmente, possui duas engrenagens cilíndricas com dentes retos, que são classificadas em:
Pinhão: a Engrenagem Cilíndrica com dentes Retos que se encontra em menor tamanho, portanto a que faz mais rotações;
Coroa: Engrenagem maior que, em um sistema de transmissão, exerce menos rotações, mas realiza maior trabalho sobre a menor. Uma fabricação adequada de engrenagens envolve estudos aprofundados sobre a qualidade do encaixe que elas exercem umas nas outras e qual o tempo médio que o sistema funciona até que haja necessidade de substituição de peças. Uma empresa que trabalha com esse tipo de material deve se atentar à importância da qualidade de sua produção.
Comments